O que é uma fusão de empresas ?

A fusão de empresas , de forma resumida, é uma operação corporativa que tem como intuito unir duas ou mais instituições para formar uma única, e nova, instituição.

Os motivos que levam a esse processo podem ser vários, como: lançamento de novos produtos, expansão do mercado e aumento da competitividade.

Fusão de Empresas

A lei que regulamenta a fusão de empresas

É preciso ressaltar que a fusão de empresas é regulamentada pela Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6404/76), devendo ser debatida em assembleia que possua todas as partes envolvidas.

Tipos de fusão de empresas

No total, existem cinco tipos de fusão de empresas que podem ser feitos. São eles os seguintes:

  • Fusão horizontal

    Fusão que ocorre entre duas empresas no mesmo setor e tem o intuito de ampliar o alcance no mercado.

  • Fusão de extensão de mercado

    Realizada por duas companhias que oferecem o mesmo serviço (ou produto), mas em mercados distintos.

  • Fusão vertical

    Possui duas sociedades do mesmo setor, porém em diferentes níveis na cadeia de suprimentos.

  • Conglomerados

    Junção de instituições que não tem atividades relacionadas e que buscam ampliar seus serviços.

  • Fusão de extensão de produto

    Feita por empresas com produtos e serviços similares para expandir a participação no mercado.

As vantagens de realizar uma fusão de empresas

Realizar uma fusão de empresas pode ser bastante vantajoso. Dentre as razões pelas quais esse é o caso, é possível citar:

Geração de mais receita

Várias organizações, no momento em que se fundem com outras, passam a ampliar seu público-alvo e, por consequência, geram uma receita maior. Esse cenário é ideal para afastar crises e complicações financeiras.

Diminuição de custos

Além disso, esse processo torna-se útil para diminuir os custos. Afinal, ele tende a otimizar operações e, com isso, possíveis investimentos desnecessários não existirão mais.

Os riscos do processo de fusão de empresas

Todavia, embora realizar uma fusão de empresas possa ser vantajoso, existem certos pontos negativos que o procedimento pode gerar caso não seja feito da forma adequada, como:

  • Grande número de despesas
  • Criação de filosofias distintas de trabalho

    Diferenças culturais entre as empresas podem gerar conflitos internos e dificultar a integração.

  • Risco de não se obter os resultados imaginados

    A fusão pode não alcançar os objetivos esperados, como aumento de receita ou mercado.

Diferenças entre aquisição, incorporação e fusão de empresas

Vale também destacar que o processo de fusão de empresas é diferente do de aquisição e incorporação. No caso, a aquisição ocorre quando uma sociedade passa a ter controle sobre a outra, enquanto na incorporação uma das companhias é absorvida pela organização tida como "incorporadora".

Quem pode realizar uma fusão de empresas ?

Qualquer empresa, desde que cumpra os requisitos legais estabelecidos pela Lei 6404/76, pode participar de uma fusão. Todavia, normalmente, são sociedades anônimas ou limitadas que buscam crescimento, expansão de mercado ou otimização de recursos por meio desse processo.

O que é o due diligence em uma fusão de empresas?

Por fim, é fundamental comentar sobre o chamado due diligence, que consiste em uma auditoria detalhada e minuciosa da empresa que será incorporada ou fundida.

Esse procedimento vai muito além da análise financeira, englobando a revisão de contratos, identificação de passivos, verificação de obrigações legais e conferência de aspectos trabalhistas e fiscais. O objetivo é garantir total transparência e segurança para todas as partes envolvidas, permitindo que decisões estratégicas sejam tomadas com base em informações precisas e confiáveis.

Fusão de Empresas

Entre em contato com a Di Sisto e Borghese Sociedade de Advogados caso queira fazer uma fusão de empresas

Caso tenha interesse em realizar uma fusão de empresas, entre em contato com a Di Sisto e Borghese Sociedade de Advogados para obter assessoria jurídica no processo. Contamos com profissionais certificados e podemos atender nas mais diferentes áreas.

Fale Conosco

Conheça os Sócios

A nossa equipe é formada por um grupo de advogados renomados com carreira consolidada no mercado graças às contribuições positivas para com as suas respectivas áreas de atuação e clientes.

Dr. José Carlos Di Sisto

Dr. José Carlos Di Sisto

Sócio-Fundador
Dr. Marcos Borghese

Dr. Marcos Borghese

Sócio-Fundador