Intervenção Estatal
Esse princípio faz com que o Estado tenha o dever de promover a defesa do consumidor, e a sua atuação, que não é ilimitada, precisa estar de acordo com os demais princípios existentes.
O direito do consumidor é um dos ramos do direito que está voltado às relações entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços. No caso, ele serve, principalmente, para proteger os primeiros na hora de uma compra e assegurar os seus benefícios e garantias.
Isso, por consequência, faz com que o fornecedor tenha certas obrigações em suas práticas comerciais, como:
Pode-se dizer que o direito do consumidor teve sua origem no antigo Egito, já que nessa época os povos da região tinham o costume de pintar seus corpos por razões culturais e havia uma disputa entre os fabricantes de tinta, maquiagem e afins para oferecer produtos de maior qualidade.
Já no Brasil, o primeiro marco significativo da área aconteceu com a criação da Lei nº 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública). Ela foi feita com o intuito de proteger interesses difusos da sociedade.
Assim como ocorre com outros ramos do direito, o direito do consumidor é atrelado a certos princípios. Dentre alguns dos mais importantes, é possível mencionar:
Esse princípio faz com que o Estado tenha o dever de promover a defesa do consumidor, e a sua atuação, que não é ilimitada, precisa estar de acordo com os demais princípios existentes.
Já esse fundamento exige que haja o máximo de respeito e colaboração entre os negociantes envolvidos. O que garante que as relações comerciais sejam feitas com a devida justiça.
Enquanto isso, essa norma atesta que todo o consumidor é vulnerável em relação ao fornecedor e, logo, possibilita que seja criado um sistema de proteção para ele.
Por fim, o princípio da reparação integral previne e repara possíveis danos causados ao consumidor na relação, sejam eles morais, individuais ou coletivos. Afinal, através deste, o indivíduo deve ser totalmente ressarcido.
Quando há desrespeito aos direitos do consumidor, é possível buscar orientações junto aos órgãos de defesa, como o Procon, e recorrer ao Judiciário para reparação de danos.
Além disso, a atuação de um advogado especializado é fundamental para garantir que todas as medidas legais sejam tomadas de forma correta.
Vale também ressaltar que o direito do consumidor está em constante evolução para acompanhar as mudanças na forma como produtos e serviços são comercializados. Um exemplo marcante é a crescente preocupação com a proteção de dados pessoais em transações digitais, especialmente após a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Dessa forma, consumidores agora têm garantias legais sobre como suas informações são coletadas, armazenadas e utilizadas pelas empresas.
Confira outros serviços que oferecemos e que podem complementar suas necessidades em direito do consumidor :
Defesa empresarial em relações de consumo, prevenção de passivos e adequação às normas do Código de Defesa do Consumidor para empresas.
A Di Sisto e Borghese Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia moderno que conta com profissionais altamente qualificados. Portanto, caso queira resolver questões que envolvam o direito do consumidor , entre em contato através de uma das plataformas do site.
A nossa equipe é formada por um grupo de advogados renomados com carreira consolidada no mercado graças às contribuições positivas para com as suas respectivas áreas de atuação e clientes.