Usucapião especial urbana
Posse ininterrupta de um imóvel urbano de até 250m² por cinco anos.
De maneira simplificada, a ação de usucapião é um tipo de ação que procura reconhecer judicialmente a aquisição de um direito por usucapião. No caso, a usucapião representa a aquisição de uma propriedade móvel (motocicletas, carros, eletrodomésticos) ou imóvel (casas, estabelecimentos, terrenos) em função do seu uso decorrente e contínuo.
Sendo assim, essa ação possui caráter regulatório e visa dar segurança jurídica aos que possuem bens sem títulos formais.
Existem diferentes espécies de ações de usucapião. Elas são divididas em:
Posse ininterrupta de um imóvel urbano de até 250m² por cinco anos.
Posse ininterrupta de um terreno de até 50 hectares por cinco anos.
Posse ininterrupta por 15 anos de um ítem, sem a necessidade de boa-fé ou justo título.
Posse pacífica e ininterrupta por dez anos.
Posse ininterrupta de cinco anos de moradia em "núcleos urbanos informais", ou seja, em áreas urbanas de baixa renda.
Posse ininterrupta de um terreno de até 50 hectares em terras indígenas por até 10 anos (exclusivo para índios).
Posse ininterrupta por dois anos de um imóvel urbano de até 250 m² após abandono de um membro da família.
Com isso, é preciso destacar que, ao todo, há três requisitos em comum para todas as ações de usucapião. São eles:
A tomada de posse precisa ser pacífica, ou seja, não deverá haver oposição à ela.
É preciso também que o proprietário ou dono se porte como tal e banque eventuais custos tidos com o bem.
Por fim, uma ação dessas deve levar em conta o período que o dono do bem teve posse sem uma oposição. Período que, por sinal, pode variar de acordo com a espécie de usucapião.
Para iniciar uma ação de usucapião, é necessário apresentar documentos que comprovem a posse contínua e pacífica do bem. Entre eles, destacam-se certidões de matrícula do móvel ou imóvel, contratos de compra e venda, recibos, comprovantes de pagamento de tributos e declarações que atestem o tempo de posse.
O tempo para concluir uma ação de usucapião pode variar de acordo com a complexidade do processo, a espécie de usucapião e a forma escolhida (judicial ou extrajudicial).
Geralmente, processos extrajudiciais são mais rápidos, levando apenas alguns meses, enquanto ações judiciais costumam se estender por anos.
Mesmo com todos os requisitos atendidos, a ação de usucapião pode enfrentar impugnações.
Terceiros podem contestar a posse ou alegar que o prazo não foi cumprido, já órgãos públicos podem intervir em casos de terrenos urbanos ou áreas indígenas. Por isso, é fundamental contar com assessoria jurídica especializada para aumentar as chances de sucesso.
Falando em assessoria jurídica, caso tenha interesse em realizar uma ação de usucapião , procure entrar em contato com a Di Sisto e Borghese Sociedade de Advogados através de uma das plataformas disponíveis no site para entender melhor os processos envolvidos. Contamos com profissionais de ponta em todas as nossas áreas e, com isso, damos segurança aos nossos clientes em operações desse tipo.
A nossa equipe é formada por um grupo de advogados renomados com carreira consolidada no mercado graças às contribuições positivas para com as suas respectivas áreas de atuação e clientes.