Reserva de Iniciativa
Esse princípio menciona que o registrador do imóvel não pode praticar atos sem que haja requerimento da parte interessada. Além disso, ele também não pode mudar ou suprir a vontade dessa mesma parte.
O direito imobiliário em Guarulhos é uma modalidade que se dedica a reger as relações jurídicas ligadas a imóveis. Dessa forma, ele analisa questões como posse, compra, locação e venda de apartamentos, casas, condomínios e afins.
Esse ramo do direito possui uma alta relevância na sociedade atual e, portanto, traz diversas oportunidades aos profissionais da área.
No Brasil, o surgimento do direito imobiliário em Guarulhos remonta a 1846. Isso porque, neste ano, foi criada a primeira lei orçamentária que possuía um efeito material sobre a transferência de propriedades. Ela estipulava que a posse acontecia por meio da tradição do bem, ou seja, pela transferência do titular legítimo.
Todavia, foi apenas após a Lei de Registros Públicos, em 1973, que os alicerces para um maior desenvolvimento do setor foram estabelecidos.
Da mesma maneira que outros ramos do direito, o direito imobiliário em Guarulhos é norteado por princípios que, no caso, são chamados de princípios registrais. Ao todo, existem 17 deles, e dentre os mais importantes estão:
Esse princípio menciona que o registrador do imóvel não pode praticar atos sem que haja requerimento da parte interessada. Além disso, ele também não pode mudar ou suprir a vontade dessa mesma parte.
Já a fé pública assegura que o comprador de um bem imóvel seja protegido durante o processo de aquisição em cenários de nulidade ou inexatidão dos registros utilizados.
Enquanto isso, a disponibilidade faz com que ninguém consiga transferir mais direitos do que possui no Registro Imobiliário. Tanto no que se refere à disponibilidade física quanto à jurídica.
Por fim, a desburocratização permite o registro de títulos através de técnicas e sistemas menos burocráticos. Algo que não apenas economiza tempo para os proprietários e profissionais da área, como também diminui custos e aumenta a transparência dos procedimentos.
Vale também ressaltar que o direito imobiliário em Guarulhos é encarregado de lidar com vários tipos de ações. Algumas das principais são:
Possui caráter regulatório e visa dar segurança aos que possuem bens sem títulos formais.
Protege proprietários de imóveis contra locatários que não cumprem obrigações contratuais.
Procedimento que divide um bem em cenários de desacordo entre os condôminos.
Com a digitalização dos cartórios e a implementação de plataformas eletrônicas, o direito imobiliário em Guarulhos passou a contar com processos mais rápidos e transparentes.
Hoje, já é possível registrar imóveis de forma eletrônica, consultar matrículas online e reduzir significativamente o tempo de tramitação de documentos, o que facilita negociações e garante mais segurança às partes envolvidas.
Outro ponto relevante é que esse ramo do direito também influencia na valorização de propriedades.
Ao regularizar documentações e garantir conformidade jurídica, o imóvel passa a ter mais credibilidade no mercado, aumentando seu valor e facilitando futuras transações.
Confira outros serviços que oferecemos e que podem complementar suas necessidades em direito imobiliário em Guarulhos:
Regularização de propriedade através da posse prolongada, assessorando em todos os trâmites legais para aquisição do domínio por usucapião.
Processos judiciais para recuperação de imóveis ocupados irregularmente, garantindo a proteção dos direitos do proprietário de forma ágil e eficiente.
Assessoria jurídica para extinção de condomínios edilícios, incluindo venda coletiva do terreno e divisão proporcional entre os condôminos.
Caso esteja interessado em contar com profissionais de direito imobiliário em Guarulhos, procure os da Di Sisto e Borghese Sociedade de Advogados. Eles têm vários anos de experiência na área e podem providenciar atendimento personalizado para diferentes tipos de cliente.
A nossa equipe é formada por um grupo de advogados renomados com carreira consolidada no mercado graças às contribuições positivas para com as suas respectivas áreas de atuação e clientes.